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Título: Avaliação da aprendizagem no Conservatório Pernambucano de Música no contexto do Ensino Remoto Emergencial
Autor(es): SOUZA, Abinaesia Maria de
Palavras-chave: Avaliação em música; Ensino remoto emergencial; Ensino conservatorial; Teoria musical
Data do documento: 25-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Abinaesia Maria de. Avaliação da aprendizagem no Conservatório Pernambucano de Música no contexto do Ensino Remoto Emergencial. 2024. Dissertação (Mestrado Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho procura compreender as experiências dos professores de teoria do Conservatório Pernambucano de Música nos seus processos de avaliação da aprendizagem, dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste cenário, considerando que a escola se estrutura no modelo de ensino denominado conservatorial, convém investigar como aconteceu a adaptação para realização do Ensino Remoto Emergencial na instituição, e suas implicações nas diversas disciplinas teóricas, em todo o processo de ensino e aprendizagem, em que a avaliação está presente desde o planejamento. Assim, estabeleci a seguinte questão de pesquisa: como foi realizado o processo avaliativo da aprendizagem dos alunos nas disciplinas teóricas dos cursos regulares do CPM no período em que a escola trabalhou com o ERE? A investigação das experiências dos professores e do seu olhar para a recepção e aprendizado do estudante diante do contexto diferente do modelo tradicional de ensino especializado de música, alinha-se à definição do objetivo geral, que é compreender o processo de avaliação da aprendizagem em música de disciplinas teóricas do Conservatório Pernambucano de Música, durante o período do ensino remoto emergencial. Como objetivos específicos:1) analisar princípios e concepções da avaliação da aprendizagem no campo da Educação e da Educação Musical, aplicando-os à avaliação da aprendizagem em música no contexto do ERE; 2) conhecer os caminhos trilhados pelo Conservatório Pernambucano de Música, para a implementação do ERE; 3) analisar as práticas avaliativas dos professores no contexto do ERE; 4) identificar as percepções dos professores sobre o desenvolvimento do ERE na instituição e as práticas avaliativas aplicadas neste período. Buscando as respostas para estas questões, um estudo de casos múltiplos foi desenvolvido com sete docentes do Conservatório, que atuaram em disciplinas teóricas nos cursos preparatório e técnico no período. Na fundamentação teórica, considerei Libâneo (1990), Santiago (1996), Zabala (1998), Cortesão (2002), Luckesi (2011) dentre outros, como subsiadores do trabalho. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de coleta o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Nos resultados, os professores apresentaram a realização de atividades sistemáticas de avaliação no período, seguindo um planejamento e possibilidades dentro de um contexto novo e relação tempo/espaço diferentes do presencial, revelando a necessidade de reflexão e acompanhamento posterior à aplicação dos instrumentos avaliativos, já que, mesmo após os resultados nas avaliações dos alunos, persistiu a dificuldade dos professores em definir o alcance e/ou afirmar a fixação dos conteúdos por parte destes discentes. Os dados obtidos também possibilitaram uma visão da estrutura educacional da instituição, dos hábitos dos professores antes do isolamento social e durante ele, além de informações sobre sua formação antes e para o Ensino Remoto, e todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem neste contexto, do qual a avaliação não é um fim, mas nasce junto a todas as partes desse processo no seu planejamento, seja presencial, seja online.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64896
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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